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2º - Convertendo visitantes em Leads

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O mundo moderno e a internet trouxeram muitas novidades, novas profissões, novas definições, significados, bem como novas siglas e nomenclaturas.
Para muitos talvez o título deste artigo foi o que mais gerou curiosidade, por não saberem ao certo o que são Leads, o que elas fazem e qual a participação elas podem ter no seu negócio. E é sobre isso que vamos falar a seguir.

Leads são todos aqueles visitantes que entram no seu site e preenchem formulários, colocando normalmente nome e e-mail, para poderem receber alguma oferta que você oferece, seja um brinde, um Ebook, uma documentação específica, entre outras possibilidades.

Esses dados (nome e e-mail) são usados para estabelecer um relacionamento com essas pessoas, com a possibilidade de vendas futuras.

Se você pensa em ter um site apenas com informações sobre seu negócio, destacando seus produtos e serviços, esta cometendo um erro muito comum entre a maioria das pessoas que tem um negócio. É necessário ter mecanismos para obter contato de seus visitantes, mesmo que estes ainda não estejam no momento certo para comprar.
Gerar Leads é fundamental para qualquer negócio. Obter o contato das pessoas que demostraram interesse na área de atuação de seu negócio é o primeiro passo para iniciarmos relacionamento e gerar demanda com o decorrer do tempo.
Vamos ver em mais detalhes como fazer isso.

 

Iscas digitais

 

Como vimos, geramos Leads quando atraímos pessoas até nosso site e elas a nos informam seu nome e e-mail, em troca de algo que seja atrativo a elas.
Um fator muito importante aqui é pensar primeiro em como conseguir seduzir seu público-alvo, e então criar uma oferta (presente) atrativa.
Ao criar uma oferta, ela deve funcionar como uma "isca" que desperte interesse suficiente para que os visitantes queiram deixar seus dados no formulário em troca. 
Uma oferta muito comum na internet, e que funciona bem, é oferecer aos visitantes materiais digitais, e-books, webinars, cursos relacionados a sua área de atuação. Outras possibilidades também são: cupons de desconto, brindes, degustação de algum produto, convite para algum evento, e por ai vai. O detalhe é ser atrativo ao visitante.
Para disponibilizar essa oferta, usaremos as Landing Pages. Vamos entender melhor o que elas são e como funcionam.


O que são Landing Pages e como criá-las?

As Landing são paginas focadas na conversão, onde o usuário vê a oferta, sente o desejo de consumi-la, preenche seus dados e então realiza a conversão.
Para uma Landing Page ser efetiva ela deve ser objetiva, tendo apenas elementos que direcionem o visitante a fazer esse caminho:

»» Cabeçalho (Headline): logo da empresa e título atrativo da oferta. O título e o subtítulo devem ser objetivos, para o usuário entender de imediato do que se trata.

»» Informações da oferta: aqui entram imagem da oferta e tópicos que descrevem de forma clara os benefícios dela.

»»Formulário de Conversão: campos que devem ser preenchidos para o download ou acesso do material (nome, e-mail, telefone).

»» Indicadores de confiabilidade: alguns elementos quem dão credibilidade para o material, como depoimentos de quem gostou da oferta ou botões que mostrem o compartilhamento da oferta em redes sociais, por exemplo.

 
Formulário de contato, quais informações pedir?

É fato que ninguém gosta de ficar disponibilizando suas informações pessoais, por isso a recomendação geral é que você peça apenas os dados suficientes para conseguir dar o próximo passo, de acordo com seu processo de vendas.
Se sua intenção não é ligar para o Lead nesse primeiro contato, por exemplo, não há por que pedir que ele informe o telefone. O e-mail já é o suficiente.
Utilizar formulários muito extensos também pode se tornar uma barreira para a conversão e muitos podem desistir no meio do caminho comprometendo sua taxa de conversão.

 

Promovendo sua oferta

 

Promover sua oferta em diferentes canais é algo fundamental, pois o fato de só criar a oferta não atrai automaticamente visitantes para a Landing Page.
Veja algumas maneiras de divulgá-la:

»» Postar em redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, são algumas das redes sociais onde você pode criar post que direcionem para sua landing page. Faça isso utilizando alguma imagem relacionada ao tema e junto coloque um texto curto e atrativo de chamada para a oferta.

»» Blogs: Se você possui um blog, compartilhe a oferta em posts que tenham assuntos relacionados a ela. Publique também em outros blogs de parceiros ou amigos que tenham ligação com seu negócio.
A grande vantagem de divulgar a oferta em canais de conteúdo, como no caso de blogs, é que quem esta ali lendo já manifestou algum interesse no assunto, tornando assim mais provável o interesse por sua oferta.

»» Criar anúncios pagos: São várias as maneiras e os canais disponíveis para comprar mídia online. Mas nesse inicio é recomendado que você faça o mais simples e eficiente. E nesse caso os melhores canais são o Facebook e o Google.
No artigo anterior, atraindo visitantes para seu site você encontra mais detalhes de como usar esses dois canais. Não deixe de conferir.

»» E-mail marketing: Diferente do que muitos pensam, o e-mail marketing ainda é uma das melhores ferramentas do marketing digital. Porem, é fundamental saber utilizar.
Descreva sua oferta e envie para listas de contatos que você já possui. No artigo Transformando leads em vendas você encontra algumas técnicas de como criar um e-mail que desperte interesse no leitor.
Contrate um serviço de envio de e-mail marketing confiável. inclusive a Promove tecnologia oferece esse serviço gratuito. Confira aqui as opções.
É importante lembrar que o serviço de envio de e-mail marketing é fundamental, pois se você enviar promoções de seu e-mail de trabalho ou pessoal, provavelmente você terá problemas com bloqueio da conta pelos serviços que monitoram o envio de spam e também pelo seu provedor.
Outras vantagens do serviço de e-mail marketing é poder monitorar os resultados dos envios, como: e-mails entregues, rejeitados, lidos, respondidos, entre outros detalhes. Podemos ainda programar envios automáticos em datas definidas. Automatizar os envios facilita muito o processo de conversão de Leads em vendas.
Dica importante: Não compre listas de e-mails, elas nunca são confiáveis. 
Um dos segredos de sucesso no e-mail marketing é a seguimentação. Se você ainda não tem uma lista de pessoas que estão dentro do seu perfil do seu negócio, tenha paciência e vá construindo isso com o tempo. O objetivo da landing page é esse, trazer público qualificado para seu negócio.

 

Resumo
Essas técnicas simples (criar um oferta, disponibilizar e divulgar via landing page, capitar e-mails) são usadas com sucesso por grandes empreendedores do mundo digital. Tenha certeza que colocá-las em prática de forma sistemática irá impactar muito seu negócio. Os números lhe mostrarão isso!
Ter um processo de capitação de leads é com certeza um dos melhores investimentos que você pode fazer em seus negócio para aumentar suas vendas.

Confira a terceira e ultima etapa da estratégia a máquina de vendas no artigo transformando Leads em vendas e entenda como você pode automatizar seu processo de vendas de forma simples e eficiente, gerando vendas diariamente e rodando em piloto automático. 

Se você  ainda não conferiu o primeiro artigo Atraindo visitantes para seu site, recomendo que leia para um entendimento melhor de todo o processo de construção de sua máquina de vendas.

Deixe seus comentários abaixo, e bons negócios!

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