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3º - Transformando Leads em vendas

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Como gerar vendas a partir das Leads que você esta conquistando?
Essa com certeza é a pergunta mais recorrente entre as pessoas que já passaram do estágio inicial e aplicaram as técnicas que falamos nos artigos anteriores, criaram um oferta, disponibilizaram via Landing Pages e agora já estão construindo sua base de Leads.
Caso você ainda não tenha lido os artigos anteriores (Atraindo visitantes para seu site e convertendo visitantes em leads), recomendamos que leia para um entendimento melhor de todo o processo.

 Leads são suas melhores oportunidades de negócio.

Não considere as Leads apenas como uma lista de e-mails, elas são muito mais que isso.
Observe que a pessoa que preenche um formulário em seu site esta demostrando que tem interesse no tema que você esta divulgando, ou ainda mais, ela tem uma necessidade que carece de solução. 
Procurar entender quais são as necessidades desses Leads e oferecer seu produto ou serviço como solução para o problema deve ser seu foco.
 

 

A maneira mais efetiva para acelerar o ciclo de venda para suas Leads é fornecendo conhecimento.

 

Veja, as pessoas que compram vinhos caros, normalmente, são aquelas que aprenderam a apreciá-los, e para isso consomem conteúdos relacionados a área. Empresas do seguimento de cosméticos oferecem cursos gratuitos de maquiagem, logo, quem faz o curso aprende a se maquiar e  compra produtos de quem lhes tem fornecido informações, e como estes temos vários outros exemplos que podem ser observados em nosso dia a dia.
Se você quer obter resultados efetivos em seu negócio é fundamental se preocupar em fornecer informações relevantes para suas Leads. 

 

 

Transformando Leads em vendas (A máquina de vendas)

 

A conversão de Leads em vendas pode ocorrer de varias maneiras, e isso vai variar muito de acordo com o processo de vendas de cada negócio. O que vamos abordar aqui é uma técnica simples e eficaz, que tem por objetivo gerar vendas através de um ciclo automático de envio de e-mails. Esses e-mails são estratégicos e devem abordar sempre assuntos que despertem em suas Leads o desejo de comprar.
Talvez você esteja pensando agora "Não acredito que irei automatizar um processo de vendas apenas através do envio de e-mails", mas pode ter certeza que isto funciona muito bem, e o detalhe esta na estratégia utilizada para criar os conteúdos dos e-mails, entendendo as dores ou motivos que fizeram com que esses Leads chegassem até seu site.   

Considerando o fato de que os Leads se cadastraram em seu site, por terem interesse em sua área de atuação e nos conteúdos e ofertas que você tem produzido, o que é necessário agora é manter contato com eles. Faremos isso da seguinte forma: 

>> Após o lead ter feito download da isca digital, uma sequencia de e-mails será enviada por 4 dias seguidos, 2 vezes ao dia e considerando 2 horários, as 7:00 e as 19:00. Dessa maneira poderemos entender melhor quais horários temos uma visualização maior, visto que as pessoas não são iguais e cada uma tem uma rotina diferente, inclusive nos horários de acesso a internet e leitura de e-mails.A unica diferença nos 2 e-mail do dia será o assunto. 
Mude apenas o assunto do e-mail e envie o mesmo conteúdo.

>> Em cada dia iremos abordar a oferta do produto ou serviço considerando 4 fatores estratégicos de motivação para a compra, que são: Benefícios, Motivos, Problemas, e Resultados.

Vamos entender melhor cada um deles:

Benefícios: Nessa primeira sequência iremos tratar apenas os benefícios de seu produto. O foco aqui é vender para aqueles Leads que querem benefícios imediatos, que já estão prontas e querem resolver logo um problema com o produto ou serviço que você oferece. Essas são as pessoas que normalmente compram por impulso, e são muito comuns no mercado.

Motivos: Na segunda sequência nos iremos apresentar os motivos que o Lead tem para comprar seu produto ou serviço. Normalmente as pessoas que compram nesse segundo e-mail são mais racionais, e não compram por impulso. E nesse e-mail iremos dar motivos racionais para que elas possam ter segurança em fazer a compra.

Problemas: Nessa terceira sequência iremos tratar do problemas desses Leads. Todo mundo tem um problema para ser resolvido, e esse terceiro e-mail normalmente é o que mais gera conversões. Nesse ponto os Leads já sabem os benefícios de seu produto, os motivos por que comprar, e agora falamos de algum problema que ela tem e que seu produto tem relação e se propõe resolver.

Resultados: Por fim, no ultimo e-mail da sequência, iremos tratar de testemunhos, que são os resultados de pessoas que já compraram e  tiverem resultados positivos. Isso gera tranquilidade e segurança para o Lead, por saber que seu produto realmente funciona e ele comprova isso ao ver que mais pessoas estão comprando. Use aqui comentários de redes sociais, ou até mesmo depoimentos de clientes. 

Após esta sequência iniciamos um novo ciclo, enviando agora conteúdos que você já esta produzindo, ajudando assim o Lead que ainda não comprou a conhecer melhor sua área de atuação através de artigos, videos, notícias do mercado, etc.
Estes envios de conteúdos se estenderão por um período de 3 semanas, sendo um conteúdo por semana, e logo após essas 3 semanas iniciaremos novamente o ciclo de e-mails de venda.
Essa sequência pode ser repetida por vários  meses, e alterações podem ser feitas a medida que você vai observando os resultados.

Chamamos essa estratégia de a máquina de vendas pelo fato de que tudo isso pode rodar de forma automática.
Precisamos apenas criar os conteúdos, e programá-los para rodarem nos dias e horários definidos. A venda também acontece de forma automática, desde que deixemos formas de pagamento online disponíveis na pagina de venda do produto ou serviço. 
Caso seu negócio seja muito específico, e a venda precise acontecer de maneira presencial, podemos utilizar essa mesma  estratégia, porem é necessário definir até que ponto iremos conduzir o cliente para a compra.

É comum pessoas questionarem o seguinte: Os Leads não vão ficar de saco cheio de receber esses e-mails? E a resposta é não. Se ele se interessou em cadastrar seu e-mail em seu site é porque ele tem interesse em sua área. 
Observe os e-mail que você recebe em seu dia a dia e perceberá que existem vários que chegam toda semana e você não se incomoda, justamente porque são assuntos que lhe interessam.

 

 

Não tenho conhecimento técnico para montar minha maquina de vendas

Talvez agora, após conhecer como se dá esse processo de vendas, você se deparou com a seguinte pergunta: Eu entendi bem o conceito, porem não tenho conhecimento técnico para criar meu Blog ou site, landing pages, não sei usar ferramentas para envio de e-mail marketing, e também tenho dificuldades para produzir e otimizar conteúdos , como eu faço?

Esse é um problema muito comum no mercado, e talvez seja um dos maiores motivos que impedem vários empresários e empreendedores de iniciarem suas atividades na internet. Porem o detalhe fundamental para sucesso de seu negócio, seja na internet ou no mercado offline, é você ter bom conhecimento na área que você atua ou deseja atuar.

A Promove Tecnologia atua no mercado de marketing digital com o objetivo auxiliar pequenas e médias empresas a definirem estrategias e implantar ferramentas de marketing digital, com a finalidade de melhorar seus resultados e visibilidade na internet. 

Se você é um micro empresário, um empreendedor, ao até mesmo esta ainda pensando em montar seu primeiro negócio, e deseja explorar o mercado da internet, nos estamos prontos para lhe atender.

Acesse o link A máquina de vendas e veja as opções que temos para implantar em seu negócio a máquina de vendas. 

É importante destacar que este mercado de Internet marketing é enorme, e possui várias outras estratégias e conceitos para se obter resultados, variando de acordo com o tamanho e objetivos de cada negócio. Porem, nossa proposta é oferecer uma estrategia simples e funcional para que você possa sentir de forma rápida os benefícios desse mercado, e se aprofundar cada vez mais a medida que seu negócio cresce.

Deixe seu comentário abaixo, e bons negócios!

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