• (34) 98834-3568 - (31) 99107-9180

1º - Atraindo visitantes para seu site

Author :  

É bem comum, quando estamos interessados em comprar algum produto ou serviços, pesquisarmos sobre: onde vende; como comprar; como funciona; se existem requisitos para comprar; quais opções disponíveis; etc. É bem provável também que você faça esse tipo busca,  e mais provável ainda que faça isso através da internet.
O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) diz que cerca de 92% dos consumidores fazem isso. 

Podemos concluir então que uma ótima forma de ser encontrado é ter seu negócio presente na internet, através de alguma plataforma (blogs, sites,redes sociais, etc) que lhe proporcione divulgar informações sobre seus produtos ou serviços. Porem, só isso não basta. Estas informações precisam estar organizadas para que seu público seja atraído, e para isso vamos abordar aqui os três pontos fundamentais para que você tenha êxito em atrair visitantes para seu site. São eles:

  1. produzir conteúdo
  2. otimizar o conteúdo
  3. comprar mídia  

1 - Produzindo conteúdo

Produzir conteúdo referente a área de atuação de seu negócio é muito importante para atrair visitantes para seu site. Isso mostra ao público que você tem conhecimento e autoridade na sua área de atuação, e faz com seu negócio se torne referência no assunto.
Produzir conteúdo também tem outro papel muito importante, que é educar seu potencial cliente. Estudos mostram que a maioria das pessoas não estão prontas para comprar. Produzindo conteúdo relevante sobre o seu mercado você torna seu negócio atrativo e pode gerar interesse mesmo naquelas pessoas que ainda não estão prontas para a compra.
Veja, são poucas as empresas que estão interessadas em contratar uma consultoria fiscal, mas todas estão interessadas em receber dicas de como reduzir custos com seus impostos. Atender a essa necessidade, de fornecer dicas sobre sua área de atuação, é o primeiro passo para atrair mais pessoas e oferecer sua solução a elas.
São muitas as opções de temas para a produção de conteúdo: novidades sobre a área de atuação, tendências de mercado, dicas de como usar algum produto ou serviço, curiosidades, resenhas de artigos, resumo de palestras ou eventos, entre outras ideias. O importante é produzir conteúdo relacionado ao mercado de seu negócio e não focar diretamente na venda.

 

Quem é o público de seu negócio?



Antes de criar conteúdo é preciso definir para quem iremos direcionar este conteúdo. Essa escolha é fundamental para obter sucesso. Você precisa determinar qual é o perfil (ou perfis) de pessoas que são seus clientes em potencial, as chamadas personas. Sabendo quem elas são, o que fazem e suas características, é mais fácil produzir conteúdo que as interessem.
O desenho de personas envolve características físicas e psicológicas: idade, sexo, profissão, hobbies, estado civil, o que lê, quem influencia em suas decisões, etc.
Quanto mais detalhado for esse perfil, mais o processo é facilitado.
Antes de produzir o conteúdo, é só pensar se o “Fulano” se interessaria por isso. Essa técnica já eliminaria muitos conteúdos irrelevantes para o público.

2 - Otimizar conteúdo

Seria em vão criar conteúdo se de fato as pessoas não o encontrarem, não é mesmo? Por isso a importância de trabalhar na otimização para que o conteúdo seja encontrado nos canais em que seus possíveis clientes estão. Os canais que mais se destacam são: Google e as mídias sociais.

 

Como ser achado pelo Google?

Produzir conteúdo relevante na internet aumenta muito o espectro de assuntos que o Google encontra e indica para o público. As pessoas normalmente costumam compartilhar conteúdos que acham interessantes, e isso é um fator muito importante para seu negócio conseguir melhores posições nos resultados de busca no Google.
Pesquisas apontam que mais de 80% dos internautas clicam apenas nos primeiros links apresentados na busca.
Para conseguir se posicionar melhor nas pesquisas no Google, é fundamental investir em SEO (Search Engine Optimization), traduzido como otimização para serviços de busca.
O Google avalia mais de 200 critérios para ordenar os resultados das buscas, mas simplificando, podemos pensar em dois pontos principais, que são a autoridade e o conteúdo.

  1. Ganhar autoridade
    Como critério de avaliação de conteúdo confiável, o Google analisa a quantidade e a “força” dos links que ele recebe. Isso significa que, sua pagina precisa de recomendações para obter um melhor posicionamento mediante as outras. Quanto mais relevante forem os sites que lhe recomendam, melhor.
    O relacionamento com outros sites de seu seguimento vai ajudar bastante, mas podemos destacar que produzir conteúdo relevante para seu público, e ir ganhando autoridade de maneira natural é a maneira mais eficaz de ganhar autoridade na internet.
    É muito importante lembrar que, copiar conteúdo de outros sites e colar no seu é uma péssima prática, e o google irá te penalizar por isso, colocando seu site ou post nas ultimas posições das pesquisas. Acredite, o google consegue identificar isso, e muito bem.
    Gaste um tempinho e produza seu próprio conteúdo, vai valer a pena!
  2. Otimizar conteúdo
    Outro fator de muita importância para o Google é a análise do conteúdo, se ele tem ligação com a palavra-chave usada na busca. 
    Quando uma pesquisa é feita, o Google mapeia as partes mais relevantes das paginas, analisando alguns elementos como: o titulo da pagina, titulo do conteúdo, quantas vezes que a palavra-chave aparece no texto, alem de outros critérios.

    Como exemplo podemos usar uma empresa de venda de "bicicletas",e que no titulo de sua pagina inicial está o nome "pagina inicial" ou "Home". Com certeza esse site esta perdendo chances de aparecer nas buscas por "bicicletas".
    Outro erro é deixar o nome de todas as paginas internas de seu site com o mesmo título, muitos colocam o nome da empresa em todas.

    Em resumo, se seu conteúdo é sobre "bicicletas", é bom que essa palavra-chave esteja presente no título da pagina e também no seu conteúdo.

Relevância nas mídias sociais: SMO



É fundamental que você esteja onde o seu público está, e um local muito comum são as mídias sociais.

As mídias sociais tem alcançando muita relevância nos critérios utilizados pelo algoritmo do google no que tange o compartilhamento de conteúdo. O termo Social Media Optimization (SMO) tem como foco atingir o maior número de pessoas através de interações nas redes sociais.
Algo muito usado, e com ótimos resultados, são os botões de compartilhamento que são inseridos junto ao conteúdo de seu site ou blog, facilitando que o leitor compartilhe seu conteúdo na internet. Com isso, mais pessoas são atraídas.
Outra técnica muito usada é o pagamento social, onde o acesso de determinado conteúdo, destacado com maior valor (eBooks, pesquisas, cupons, etc), são liberados somente após o usuário compartilhar aquele conteúdo em alguma rede social que ele usa (Facebook, Twitter, Instagram, etc). Isso ajuda bastante no compartilhamento de materiais e divulgação da sua marca.
Ainda temos um ultimo fator muito importante que é entender os horários que seus posts alcançam mais visualizações. As pessoas acessam redes sociais em horários diversos, porem pesquisas mostram que os horários de 11:00 as 13:00 e de 18:00 as 20:00 são os que proporcionam maior alcance de pessoas.
Vale lembrar que isso não é uma regra, por isso a importância de observar os resultados de seus posts e automatiza-los nos melhores horários. 

3 - Comprar mídia

São várias as formas de se investir financeiramente em Marketing Digital para atrair clientes, mas nem todas geram resultados significativos. Exemplos como: Anúncios com blogueiros, comprar listas de e-mail, seguidores e influenciadores em redes sociais,  são alguns meios um tanto quanto duvidosos.
Para iniciar é preciso investir em canais que realmente tragam resultados mais expressivos, e nesse caso o Facebook ADS e Google AdWords são as plataformas que mais se destacam. 

Facebook ADS:
O Facebook é muito usado para atrair pessoas no seu processo inicial de vendas, pessoas que ainda não estão a procura de seu produto ou serviço.
O grande destaque para os anúncios do Facebook é a segmentação do público que você quer. Você pode definir seu público por região, sexo, interesse, profissão, entre outras variáveis.
Desta maneira é possível investir seu dinheiro de forma direcionada, atraindo pessoas que se interessam pelo seu negócio e possivelmente tenham desejo de comprar.
Importante ressaltar que para promover seu negócio de forma paga no Facebook, você precisa criar uma pagina para seu negócio.
Dica importante: não confunda perfil de usuário com FanPage. A FanPage tem recursos diferentes do perfil, e ira lhe permitir ter um controle maior de público, alcance, engajamento, entre outras funcionalidades. Além de que, você não consegue utilizar recursos de mídia paga com um perfil, apenas como Fanpage.
Acesse o link https://pt-br.facebook.com/pages/create e veja detalhes de como criar sua fanpage.

Google Adwords
Além do SEO, o Google também possui em sua plataforma uma opção paga para que você possa ter seus anúncios exibidos em destaque nas buscas, o que chamamos de links patrocinados.
Uma vez que você decida utilizar este meio, seus anúncios são exibidos na parte superior e na lateral da pagina de resultados das pesquisas.
Essa é uma maneira considerada muito eficiente para trazer tráfego qualificado para seu site quando comparada com os resultados de SEO, que não aparecem nesse espaço, e só começam a trazer resultados a médio e longo prazo.

O Google AdWords é muito eficiente para atrair quem já esta a procura de alguma solução especifica, pois ele indica seu site de acordo com a palavra-chave que você define na hora da compra do anúncio. Dessa forma ele direciona para seu site apenas aquelas pessoas que realmente estão em busca das palavras chaves que você definiu.



Como este tipo de busca normalmente são de pessoas que já estão em busca de algum produto ou serviço específico, essa estratégia de anúncio pode converter muitas vendas para seu negócio.
Acesse o link https://www.google.com.br/adwords/ e conheça melhor esta plataforma. A Google possui um telefone 0800 para lhe auxiliar em sua campanha, mesmo sendo você um usuário novo e que ainda não tenha conhecimentos na plataforma.

Resumindo, se você deseja atrair visitantes para seu site, seguir esses 3 passos (produzir conteúdo, otimizar, comprar mídia) é com certeza matador. Impossível não obter bons resultados. Porem, é bom lembrar que os resultados só virão se este trabalho tiver continuidade. É preciso ter uma rotina para produção e publicação de conteúdos.
Entenda esse processo como o de regar plantas, se você parar de regar elas deixam de produzir e morrem. 

Caso seu negócio seja novo, e você não tenha verba inicialmente  para comprar mídia, é totalmente possível conseguir bons resultados produzindo conteúdo e otimizando ele através de canais gratuitos da internet.
Você pode facilmente divulgar seus conteúdos em grupos de redes sociais, em blogs de amigos ou parceiros, sites de fornecedores, e-mail marketing para pequenas lista que você já possui, e por ai vai. São muitas as possibilidades.
É fato que a mídia paga vai potencializar bem mais seu negócio, mas se o momento ainda não lhe permite investir nisso, não fique parado. Use os recursos que você tem disponíveis!

 

Não deixe de conferir o artigo Convertendo visitantes em leads. Nele você vai entender o que são as Leads, e porque elas são fundamentais no processo de vendas de seu negócio. 

Deixe seus comentários abaixo, e bons negócios!

Siga no Facebook

Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. Cookie policy. I accept cookies from this site. Agree